sábado, 12 de outubro de 2013

TRABALHANDO COM A NOSSA IDADE E O ANIVERSÁRIO DA MINHA ESCOLA

A PARTIR DA NOSSA IDADE, REALIZAMOS ALGUMAS ATIVIDADES:

#JOGO DO BOLO: a turma foi dividida em grupos e cada um deles recebeu um bolo de papel de determinada cor. Em ordem, cada grupo jogou o dado da cor, se caísse a cor igual ao de seu bolo, poderia jogar o dado da quantidade. Ganhou o grupo que conseguiu completar o  bolo com seis velas. Depois do jogo, foram feitos alguns questionamentos:
  • Qual era a cor de seu bolo?
  • Quantas velas você conseguiu comprar para o seu bolo?
  • Quantas velas faltou para completar o seu bolo?
  • E se vocês tivessem só uma vela, quantas faltariam para completá-lo?
#Registro do jogo realizado:




#Representação na linha do tempo


# Representação da idade que cada um tem.





# Como era aniversário da escola, realizamos a seguinte atividade: havia uma caixa com várias coisas de aniversário (balão, velas, etc) e as crianças disseram onde encontramos esses objetos (ANIVERSÁRIO). Em seguida cada aluno enfeitou um chapéu para o aniversário de nossa escola, na qual cada um fez um bonequinho que enfeitou com cola colorida e uma foto da criança, já no restante do chapéu as crianças enfeitaram com cola glíter.

# Para homenagear a escola, fizemos um cartaz de TNT, na qual cada um recebeu um coração de emborrachado e dentro do mesmo enfeitaram com cola colorida, representando o que gostam de fazer na escola. No centro estava escrito: EU AMO A ARUANÃ PORQUE......

·         ENSINO RELIGIOSO:
VER:
Cada um se viu no espelho observando como é o seu corpo. Em seguida, as crianças foram questionadas se o que importa é o que somos por fora ou por dentro. Em seguida, cada um disse uma qualidade sua e também um defeito, percebendo que todos os seres humanos são diferentes uns dos outros.

OBSERVAR:
Foi contada a história “Na escola todo mundo é igual“, usando o computador. Em seguida,conversamos sobre a história:
*Na história contada as pessoas são todas perfeitas?
* O que as pessoas tem de diferente?
* Por as pessoas terem diferenças podemos dizer que são ruins? Por quê?
* Você conhece uma pessoa que tem alguma deficiência física?
           

REFLETIR:
Trabalhamos  com a música “Eu sou diferente de você”, na qual as crianças aprenderam a letra. Logo em seguida, criamos uma coreografia para esta música, para que pudéssemos  apresentar na Hora Cívica de nossa escola.
VOCÊ VAI GOSTAR DE MIM
TEM GENTE QUE É LOIRINHA PRA VALER
TEM GENTE COM O CABELO DE CACHINHO
TEM GENTE QUE PARECE QUE SÓ FAZ CRESCER...
TEM GENTE QUE É CHAMADA DE BAXINHO .
EU SOU DIFERENTE DE VOCÊ
VOCÊ É DIFERENTE DE MIM
EU SOU DIFERENTE DE VOCÊ
E MESMO ASSIM,
VOCÊ VAI GOSTAR DE MIM...
TEM GENTE QUE NÃO PODE VER VOCÊ
TEM GENTE QUE TEM OLHO PUXADINHO
TEM GENTE QUE USA AS MÃOS PRA SE MOVER
E TEM QUEM MOVA MUNDO POR MIM...
EU SOU DIFERENTE DE VOCÊ
VOCÊ É DIFERENTE DE MIM
EU SOU DIFERENTE DE VOCÊ
E MESMO ASSIM,
VOCÊ VAI GOSTAR DE MIM...
TEM GENTE TÃO FINA QUE NEM SE VÊ
TEM SEMPRE UM QUE É O MAIS GORDINHO
TEM GENTE COM DEGRAUS PRA VENCER
E SÓ DEPENDE DE UM EMPURRÃOZINHO...

TEM GENTE QUE VAI E SURPREENDER
PARECE QUE A ALEGRIA NÃO TEM FIM
TEM GENTE COM ENCANTO PRA VIVER
É GENTE COM O PÓ DE PILIM-PIM-PIM...
EU SOU DIFERENTE DE VOCÊ
VOCÊ É DIFERENTE DE MIM
EU SOU DIFERENTE DE VOCÊ
E MESMO ASSIM,
VOCÊ VAI GOSTAR DE MIM...
# Reunimos todos da escola para cantarmos “Parabéns pra você” em homenagem a nossa escola, que estava de  aniversário. Todos os alunos usaram os chapéus que confeccionamos na semana passada. Antes disso, colocamos na cerca da escola o cartaz que confeccionamos em homenagem a nossa escola.



#  Cada aluno fará um desenho em homenagem a nossa escola, usando canetinha.

·         ENSINO RELIGIOSO:
VER: conversamos que as pessoas são importantes.  É verdade que algumas coisas que temos, parecem importantes, como nossas casas, bicicletas, livros, televisão, empregos, carros.  Mas quando paramos e pensamos sobre o que realmente é importante em nossas vidas, provavelmente, nomearíamos pessoas como nossos pais, nossos irmãos e nossas avós.  Coisas a gente pode repor, mas pessoas não.  Pessoas valem muito mais do que qualquer coisa no mundo.  Vamos ver o que Jesus achava sobre pessoas.

OBSERVAR:
Foi contada a história “Jesus e as curas“.
Foi um sábado, o sétimo dia da semana, quando os judeus descansavam do trabalho.  Jesus e seus discípulos estavam atravessando uma plantação de trigo.  Seus discípulos estavam com fome, por isso começaram a colher espigas e a comer os grãos de trigo.  Alguns fariseus viram isso e ficaram agitados.  Eles disseram:
-         Olhe, os seus discípulos estão fazendo uma coisa que a nossa Lei proíbe fazer no sábado!
Então Jesus respondeu:
-         Vocês não leram o que Davi fez quando ele e seus companheiros estavam com fome?  Entrou na casa de Deus e, embora fosse contra a Lei, ele e os seus companheiros comeram os pães oferecidos a Deus.  No entanto, somente os sacerdotes podiam fazer isso.  Ou vocês não leram na Lei de Moisés que, nos sábados, os sacerdotes quebram a Lei, no templo e não são culpados?  Eu afirmo que aqui está alguma coisa maior do que o templo.  Se vocês soubessem o que queria dizer “Eu quero bondade, e não que me ofereçam sacrifícios de animais”, vocês não condenariam os que não têm culpa.  Porque o Filho do Homem tem autoridade também sobre o sábado.
Depois, Jesus entrou na casa de oração, onde estava um homem com a mão alijada.  Havia ali algumas pessoas que espiavam para ver se ele ia curar o homem no sábado, porque queriam acusa-lo de desobedecer à Lei.  Ele disse ao homem:
-         Venha aqui.  – e perguntou aos outros – Que é que a nossa Lei diz sobre o sábado?  O que é permitido fazer nesse dia:  O bem ou o mal?  Salvar ou deixar alguém morrer?
Ninguém respondeu nada.
-         Se um de vocês tiver uma ovelha, e ela cair no sábado num buraco, ele não fará tudo para tira-la dali?  Pois um homem vale muito mais do que uma ovelha!  Portanto, nossa Lei permite ajudar os outros no sábado.
Ele disse ao homem:
-         Estende a mão.
O homem estendeu a mão e ela sarou, ficando igual à outra.  Então os fariseus saíram dali e começaram a fazer planos para matar Jesus.
Houve uma outra vez quando Jesus curou no sábado também. Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém.  Ali há um tanque chamado “Betesda”.  O tanque tinha cinco entradas.  Muitos doentes estavam no chão:  cegos, aleijados, e paralíticos.  Havia ali um homem que estava doente fazia trinta e oito anos.  Jesus o viu deitado, e sabendo que estava doente todo esse tempo, perguntou:
-         Você que ficar curado?
-         Senhor – respondeu ele – não tenho ninguém para me pôr no tanque quando a água fica agitada.  Cada vez que quero entrar, outro doente entra antes de mim.
-         Levante-se, pegue a sua cama e ande – disse Jesus.
No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou a cama, e começou a andar.  Isto aconteceu no sábado e os líderes judeus o condenaram.
Os fariseus estavam bravos com Jesus por ter curado pessoas no sábado.  Jesus queria que entendessem que as leis sobre o sábado eram boas e ajudaram, elas foram feitas para servir o povo, não de outra maneira.  Jesus tinha amor pelas pessoas e deu valor a elas.  Como Jesus, devemos nos lembrar que pessoas são muito mais importantes do que qualquer coisa na vida.
                                          

Em seguida, conversamos sobre a história:
§  O que os discípulos fizeram quando ficaram com fome?
§  Por que os fariseus acharam isso errado?
§  Quem é que Jesus respondeu que tem autoridade sobre o sábado?
§  Quem ficou bravo quando Jesus curou o homem da mão aleijada?
§  Jesus disse que homem vale mais do que o quê?
§  Os fariseus queriam fazer o que com Jesus?
§  No tanque de Betesda o que as pessoas doentes faziam?
§  Quem curou o homem paralítico que não podia entrar na água?
§  Isto aconteceu em que dia da semana?


REFLETIR:
Para reforçar que pessoas são importantes, deixamos as crianças desenharem um retrato delas mesmas, usando tinta têmpera. Depois colocaremos na parede  com as palavras “Eu Sou Uma Pessoa Importante”.





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