A PARTIR DA NOSSA IDADE, REALIZAMOS ALGUMAS ATIVIDADES:
#JOGO DO BOLO: a turma foi dividida em
grupos e cada um deles recebeu um bolo de papel de determinada cor. Em ordem,
cada grupo jogou o dado da cor, se caísse a cor igual ao de seu bolo, poderia jogar o dado da quantidade. Ganhou o grupo que conseguiu completar o bolo com seis velas. Depois do jogo, foram feitos alguns questionamentos:
- Qual era
a cor de seu bolo?
- Quantas
velas você conseguiu comprar para o seu bolo?
- Quantas
velas faltou para completar o seu bolo?
- E se
vocês tivessem só uma vela, quantas faltariam para completá-lo?
#Registro do jogo realizado:
#Representação na linha do tempo
# Representação da idade que cada um tem.
# Como era aniversário da escola, realizamos a seguinte atividade: havia uma caixa com várias coisas de
aniversário (balão, velas, etc) e as crianças disseram onde encontramos esses
objetos (ANIVERSÁRIO). Em seguida cada aluno enfeitou um chapéu para o
aniversário de nossa escola, na qual cada um fez um bonequinho que enfeitou
com cola colorida e uma foto da criança, já no restante do
chapéu as crianças enfeitaram com cola glíter.
# Para homenagear a escola, fizemos um cartaz
de TNT, na qual cada um recebeu um coração de emborrachado e dentro do mesmo
enfeitaram com cola colorida, representando o que gostam de fazer na escola. No
centro estava escrito: EU AMO A ARUANÃ PORQUE......
# ·
ENSINO
RELIGIOSO:
VER:
Cada um se viu no espelho observando como
é o seu corpo. Em seguida, as crianças foram questionadas se o que importa é o
que somos por fora ou por dentro. Em seguida, cada um disse uma qualidade sua e
também um defeito, percebendo que todos os seres humanos são diferentes uns dos
outros.
OBSERVAR:
Foi contada a história “Na escola todo
mundo é igual“, usando o computador. Em seguida,conversamos sobre a
história:
*Na história contada as
pessoas são todas perfeitas?
* O que as pessoas tem de
diferente?
* Por as pessoas terem
diferenças podemos dizer que são ruins? Por quê?
* Você conhece uma pessoa que
tem alguma deficiência física?
REFLETIR:
Trabalhamos com a música “Eu sou diferente de você”, na qual as crianças aprenderam a
letra. Logo em seguida, criamos uma coreografia para esta música, para que pudéssemos apresentar na Hora Cívica de nossa escola.
VOCÊ
VAI GOSTAR DE MIM
TEM
GENTE QUE É LOIRINHA PRA VALER
TEM GENTE COM O CABELO DE CACHINHO
TEM GENTE QUE PARECE QUE SÓ FAZ CRESCER...
TEM GENTE QUE É CHAMADA DE BAXINHO .
TEM GENTE COM O CABELO DE CACHINHO
TEM GENTE QUE PARECE QUE SÓ FAZ CRESCER...
TEM GENTE QUE É CHAMADA DE BAXINHO .
EU
SOU DIFERENTE DE VOCÊ
VOCÊ É DIFERENTE DE MIM
EU SOU DIFERENTE DE VOCÊ
E MESMO ASSIM,
VOCÊ VAI GOSTAR DE MIM...
VOCÊ É DIFERENTE DE MIM
EU SOU DIFERENTE DE VOCÊ
E MESMO ASSIM,
VOCÊ VAI GOSTAR DE MIM...
TEM
GENTE QUE NÃO PODE VER VOCÊ
TEM GENTE QUE TEM OLHO PUXADINHO
TEM GENTE QUE USA AS MÃOS PRA SE MOVER
E TEM QUEM MOVA MUNDO POR MIM...
TEM GENTE QUE TEM OLHO PUXADINHO
TEM GENTE QUE USA AS MÃOS PRA SE MOVER
E TEM QUEM MOVA MUNDO POR MIM...
EU
SOU DIFERENTE DE VOCÊ
VOCÊ É DIFERENTE DE MIM
EU SOU DIFERENTE DE VOCÊ
E MESMO ASSIM,
VOCÊ VAI GOSTAR DE MIM...
VOCÊ É DIFERENTE DE MIM
EU SOU DIFERENTE DE VOCÊ
E MESMO ASSIM,
VOCÊ VAI GOSTAR DE MIM...
TEM
GENTE TÃO FINA QUE NEM SE VÊ
TEM SEMPRE UM QUE É O MAIS GORDINHO
TEM GENTE COM DEGRAUS PRA VENCER
E SÓ DEPENDE DE UM EMPURRÃOZINHO...
TEM SEMPRE UM QUE É O MAIS GORDINHO
TEM GENTE COM DEGRAUS PRA VENCER
E SÓ DEPENDE DE UM EMPURRÃOZINHO...
TEM
GENTE QUE VAI E SURPREENDER
PARECE QUE A ALEGRIA NÃO TEM FIM
TEM GENTE COM ENCANTO PRA VIVER
É GENTE COM O PÓ DE PILIM-PIM-PIM...
PARECE QUE A ALEGRIA NÃO TEM FIM
TEM GENTE COM ENCANTO PRA VIVER
É GENTE COM O PÓ DE PILIM-PIM-PIM...
EU
SOU DIFERENTE DE VOCÊ
VOCÊ É DIFERENTE DE MIM
EU SOU DIFERENTE DE VOCÊ
E MESMO ASSIM,
VOCÊ VAI GOSTAR DE MIM...
VOCÊ É DIFERENTE DE MIM
EU SOU DIFERENTE DE VOCÊ
E MESMO ASSIM,
VOCÊ VAI GOSTAR DE MIM...
# Reunimos todos da escola para cantarmos
“Parabéns pra você” em homenagem a nossa escola, que estava de aniversário. Todos
os alunos usaram os chapéus que confeccionamos na semana passada. Antes disso,
colocamos na cerca da escola o cartaz que confeccionamos em homenagem a nossa
escola.
# Cada aluno fará um desenho em homenagem a
nossa escola, usando canetinha.
# · ENSINO RELIGIOSO:
VER: conversamos que as pessoas são
importantes. É verdade que algumas
coisas que temos, parecem importantes, como nossas casas, bicicletas, livros,
televisão, empregos, carros. Mas quando
paramos e pensamos sobre o que realmente é importante em nossas vidas,
provavelmente, nomearíamos pessoas como nossos pais, nossos irmãos e nossas
avós. Coisas a gente pode repor, mas
pessoas não. Pessoas valem muito mais do
que qualquer coisa no mundo. Vamos ver o
que Jesus achava sobre pessoas.
OBSERVAR:
Foi contada a história “Jesus e as curas“.
Foi um sábado, o sétimo
dia da semana, quando os judeus descansavam do trabalho. Jesus e seus discípulos estavam atravessando
uma plantação de trigo. Seus discípulos
estavam com fome, por isso começaram a colher espigas e a comer os grãos de
trigo. Alguns fariseus viram isso e
ficaram agitados. Eles disseram:
-
Olhe, os seus discípulos estão fazendo uma
coisa que a nossa Lei proíbe fazer no sábado!
Então Jesus respondeu:
-
Vocês não leram o que Davi fez quando ele e
seus companheiros estavam com fome?
Entrou na casa de Deus e, embora fosse contra a Lei, ele e os seus
companheiros comeram os pães oferecidos a Deus.
No entanto, somente os sacerdotes podiam fazer isso. Ou vocês não leram na Lei de Moisés que, nos
sábados, os sacerdotes quebram a Lei, no templo e não são culpados? Eu afirmo que aqui está alguma coisa maior do
que o templo. Se vocês soubessem o que
queria dizer “Eu quero bondade, e não que me ofereçam sacrifícios de animais”,
vocês não condenariam os que não têm culpa.
Porque o Filho do Homem tem autoridade também sobre o sábado.
Depois, Jesus entrou na
casa de oração, onde estava um homem com a mão alijada. Havia ali algumas pessoas que espiavam para
ver se ele ia curar o homem no sábado, porque queriam acusa-lo de desobedecer à
Lei. Ele disse ao homem:
-
Venha aqui.
– e perguntou aos outros – Que é que a nossa Lei diz sobre o
sábado? O que é permitido fazer nesse
dia: O bem ou o mal? Salvar ou deixar alguém morrer?
Ninguém respondeu nada.
-
Se um de vocês tiver uma ovelha, e ela cair
no sábado num buraco, ele não fará tudo para tira-la dali? Pois um homem vale muito mais do que uma
ovelha! Portanto, nossa Lei permite
ajudar os outros no sábado.
Ele disse ao homem:
-
Estende a mão.
O homem estendeu a mão e
ela sarou, ficando igual à outra. Então
os fariseus saíram dali e começaram a fazer planos para matar Jesus.
Houve uma outra vez
quando Jesus curou no sábado também. Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a
Jerusalém. Ali há um tanque chamado
“Betesda”. O tanque tinha cinco
entradas. Muitos doentes estavam no
chão: cegos, aleijados, e
paralíticos. Havia ali um homem que
estava doente fazia trinta e oito anos.
Jesus o viu deitado, e sabendo que estava doente todo esse tempo,
perguntou:
-
Você que ficar curado?
-
Senhor – respondeu ele – não tenho ninguém
para me pôr no tanque quando a água fica agitada. Cada vez que quero entrar, outro doente entra
antes de mim.
-
Levante-se, pegue a sua cama e ande – disse
Jesus.
No mesmo instante, o
homem ficou curado, pegou a cama, e começou a andar. Isto aconteceu no sábado e os líderes judeus
o condenaram.
Os fariseus estavam
bravos com Jesus por ter curado pessoas no sábado. Jesus queria que entendessem que as leis
sobre o sábado eram boas e ajudaram, elas foram feitas para servir o povo, não
de outra maneira. Jesus tinha amor pelas
pessoas e deu valor a elas. Como Jesus,
devemos nos lembrar que pessoas são muito mais importantes do que qualquer
coisa na vida.
Em seguida, conversamos sobre a
história:
§
O que
os discípulos fizeram quando ficaram com fome?
§
Por
que os fariseus acharam isso errado?
§
Quem é
que Jesus respondeu que tem autoridade sobre o sábado?
§
Quem
ficou bravo quando Jesus curou o homem da mão aleijada?
§
Jesus
disse que homem vale mais do que o quê?
§
Os
fariseus queriam fazer o que com Jesus?
§
No
tanque de Betesda o que as pessoas doentes faziam?
§
Quem
curou o homem paralítico que não podia entrar na água?
§
Isto
aconteceu em que dia da semana?
REFLETIR:
Para reforçar que pessoas são importantes,
deixamos as crianças desenharem um retrato delas mesmas, usando tinta têmpera.
Depois colocaremos na parede com as
palavras “Eu Sou Uma Pessoa Importante”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário