sábado, 12 de outubro de 2013

ESTUDANDO SOBRE A NOSSA BOCA

Ø  CONVERSAMOS SOBRE QUAL É A UTILIDADE DE NOSSA BOCA E O QUE TEM NA MESMA. EM SEGUIDA, FIZEMOS O REGISTRO DISSO EM UMA FOLHA, NA QUAL AS CRIANÇAS USARAM LÁPIS DE COR.






Ø  REALIZAMOS DIVERSAS BRINCADEIRAS, ENVOLVENDO O PALADAR:
  • COM OS OLHOS FECHADOS, AS CRIANÇAS EXPERIMENTARAM DIFERENTES FRUTAS E TENTARAM ADIVINHAR QUAL É ESSA FRUTA;

  • MINHA LÍNGUA: AS CRIANÇAS SE JUNTARAM EM PARES E USAMOS UMA LUPA. DEPOIS, ABRIRAM A BOCA E COLOCARAM A LÍNGUA DE FORA, PARA QUE OS SEUS PARES LHE OBSERVEM A LÍNGUA. FORAM FEITOS QUESTIONAMENTOS E EXPLICAREMOS QUE É ATRAVÉS DELES QUE PODEMOS SABER SE AQUILO QUE COMEMOS É DOCE, SALGADO, AMARGO OU AZEDO. POSTERIORMENTE, AS CRIANÇAS INVERTERAM OS PAPEIS PARA QUE TODOS POSSAM VER A LÍNGUA.


Ø  VIMOS DOIS VÍDEOS PARA VER QUAIS SÃO OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM OS DENTES. DEPOIS DISSO, CONVERSAMOS SOBRE O QUE VIMOS NOS VÍDEOS.
  • A LENDA DO REINO DOS DENTES;
  • A COLA DOS DENTES.

Ø  FOI CONTADA A HISTÓRIA “O HÁLITO DO TATU TUIU“, USANDO FANTOCHES. EM SEGUIDA, FORM FEITOS QUESTIONAMENTOS SOBRE A HISTÓRIA:
* O TATU COMIA RÁPIDO OU DEVAGAR?
* QUEM PODIA MORAR EM SUA BOCA, POR NÃO CUIDAR DOS DENTES?
                                 * O QUE ELE GOSTAVA DE COMER?
* O QUE SAIA DA BOCA QUE NINGUÉM AGUENTAVA?
* O QUE SEUS AMIGOS MANDARAM O TATU FAZER?
* O QUE O TATU USOU PARA LIMPAR OS DENTES?
* QUE LIÇÃO O TATU APRENDEU?

Ø  CADA ALUNO RECEBEU UMA FOLHA COM OS CUIDADOS COM A NOSSA BOCA, NA QUAL AS CRIANÇAS REPRESENTARAM COM RECORTES O QUE FAZ BEM E NÃO PARA O DENTE, COLANDO DENTRO DOS DESENHOS DO DENTE AS IMAGENS QUE ENCONTRARAM.
 









Ø  CONVERSAMOS SOBRE OS NOSSOS DENTINHOS E COMO DEVEMOS CUIDAR DOS MESMOS. EM SEGUIDA, ESCUTAMOS A HISTÓRIA “OS DENTES DE GRANDÃO O TUBARÃO” E FORAM FEITOS QUESTIONAMENTOS DA MESMA.
* COM QUEM OS ANIMAIS DO MAR SE ASSUSTAVAM POR CAUSA DOS DENTES?
* CERTO DIA O TUBARÃO SUMIU E O QUE OS ANIMAIS DO MAR FIZERAM?
* ONDE ESTAVA O TUBARÃO? E O QUE ACONTECEU COM ELE?
* DEPOIS DE UM TEMPO, COMO O TUBARÃO APARECEU? E O QUE OS ANIMAIS SENTIRAM?
* O QUE O TUBARÃO COMEÇOU A USAR E ALIVIOU A SUA DOR NO DENTE?



Ø  APRENDEMOS A MÚSICA “MEUS DENTINHOS” E “LIMPANDO OS DENTES” TAMBÉM VISUALIZAMOS O VÍDEO DA MESMA NO COMPUTADOR:
MEUS DENTINHOS
MEUS DENTINHOS EU VOU ESCOVAR
ESCOVAR, ESCOVAR
MEUS DENTINHOS EU VOU ESCOVAR
E BEM BRANQUINHOS VÃO FICAR.
EU VOU PASSAR A ESCOVINHA
SAI, SAI, SUJEIRINHA!
PRÁ CIMA E PRÁ BAIXO, SEM PARAR
E BEM BRANQUINHOS VÃO FICAR.

LIMPANDO OS DENTINHOS
NHAUM NHAM NHAM 
NHAUM 
BLUAU BLUAU BLUAU 

LEGAL 

NÓS SOMOS 

AI VOCÊS SÃO O QUÊ? 

OS RESTOS 

CUIDADO DENTES 

SOMOS OS RESTOS DE COMIDA 
NÓS VAMOS GRUDAR EM VOCÊ 

ESCOVA NÃO ME ALCANÇA 
ESCOVA NÃO ME OOHHHH 

QUANDO EU PEGO A MINHA ESCOVA 
EU SÓ PENSO EM ROCK'N'ROLL 
ROCK ROCK ROCK ROCK 
E PEGO O CANUDINHO 
LIMPO COM O FIO DENTAL 

E EU CANTO ROCK ROCK QUE EU FICO ASSIM 
BRANCÃO(ROCK) 
BRANCO COMO COCO 
BRANCO COMO LEITE 
BRANCO COMO DENTE É 
BRANCÃO 
UOW YEAHHH


Ø  FIZEMOS UM TRABALHO ARTÍSTICO, NA QUAL AS CRIANÇAS USARAM TINTA TÊMPERA E ESCOVA DE DENTE PARA FAZER OS DESENHOS, NA QUAL REPRESENTARAM A MÚSICA DOS DENTINHOS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário