sábado, 12 de outubro de 2013

ESTUDANDO SOBRE MEUS OLHINHOS


Ø  ENSINO RELIGIOSO:

VER:
CONVERSAMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS NOSSOS OLHOS. FOI FEITA A BRINCADEIRA “TREM CEGO”. DEPOIS DISSO, AS CRIANÇAS FORAM QUESTIONADAS SOBRE COMO SE SENTIRAM DURANTE A ATIVIDADE.

OBSERVAR:
FOI CONTADA A HISTÓRIA “O CEGO PEDE ESMOLAS”, UTILIZANDO A BÍBLIA ILUSTRADA. EM SEGUIDA, FORAM FEITOS ALGUNS QUESTIONAMENTOS:

  • O QUE O HOMEM PEDIA?
  • O QUE O HOMEM COMEÇOU A GRITAR?
  • O QUE JESUS FEZ PARA ESTE HOMEM?
  • O QUE VOCÊ APRENDEU COM ESTA HISTÓRIA?


INFORMAR:
APRENDEMOS A MÚSICA ABAIXO. DEPOIS DISSO FIZEEMOS UMA BRINCADEIRA EM DUPLA COM A MESMA
EU TE VEJO, EU TE VEJO (OLHAR PAR O COLEGA)
COMO É BOM TE OLHAR
UM SORRISO, UM ABRAÇO (DAR UM SORRISO E UM ABRAÇO)
LOGO QUERO DAR
VAMOS DAR A MEIA VOLTA (GIRAR COM COLEGA)
VOLTA E MEIA VAMOS DAR (GIRAR COM COLEGA)



Ø  FIZEMOS MAIS UMA PÁGINA DO NOSSO LIVRO DO CORPO, NA QUAL AS CRIANÇAS PUDERAM DESENHAR O QUE ENXERGAMOS COM NOSSOS OLHINHOS, USANDO GIZ DE CERA.

Ø  FOI CONTADA A HISTÓRIA “EU ESPIO COM OS MEUS OLHINHOS”, USANDO COM OS MEUS OLHINHOS. EM SEGUIDA, CONVERSAMOS SOBRE A HISTÓRIA:
  • O QUE A MENINA ENXERGAVA?
  • O QUE A MENINA ANOTAVA NO CADERNO?
  • QUEM ERA O SEU AMIGO?
  • O QUE OS DOIS ESTAVAM DESCOBRINDO?
  • O QUE ACONTECEU DIFERENTE PERTO DA CASA DELES?

Ø  DESENVOLVEMOS ALGUMAS BRINCADEIRAS, ENVOLVENDO A PERCEPÇÃO VISUAL:

  • O QUE ESTÁ FALTANDO: COLOCAREMOS DIVERSOS OBJETOS E UMA DAS CRIANÇAS QUE VOLTAR PARA A RODA, DEVERÁ  IDENTIFICAR QUAL É O OBJETO QUE ESTÁ FALTANDO.

  • O QUE ESTÁ DIFERENTE: UMA DAS CRIANÇAS FICARÁ FORA DA RODINHA E, QUANDO VOLTAR, DEVERÁ ADIVINHAR QUEM ESTÁ DE UM JEITO DIFERENTE.

  • IDENTIFICANDO COM CORES: SERÃO COLOCADAS DIVERSAS FOLHAS E QUANDO FOR DITA DETERMINADA COR, AS CRIANÇAS DEVERÃO MOSTRAR ESSA MESMA COR.

  • QUAL PEÇA É IGUAL: MOSTRAREMOS UM PEÇA DO BLOCO LÓGICO E CADA GRUPO DEVERÁ MOSTRAR A MESMA PEÇA.



Ø  MONTAMOS UMA LISTAGEM COM OS CUIDADOS DE HIGIENE QUE DEVEMOS TER EM NOSSOS OLHOS




Ø  COMENTAMOS SOBRE AS DIVERSAS CORES DE OLHOS QUE HÁ NA SALA. CADA CRIANÇA OLHARÁ SEUS OLHOS NO ESPELHO PARA DIZER A COR QUE ELES TÊM.

Ø  MONTAMOS UM GRÁFICO EM COLUNA, NA QUAL CADA CRIANÇA RECEBERÁ UM PEDAÇO DE PAPEL PARA DESENHAR O SEU ROSTO COM SUA RESPECTIVA COR DE OLHOS.


Ø  CADA UM RECEBEU UMA FOLHA PARA REGISTRAR O QUE MONTAMOS NO GRÁFICO, NA QUAL CADA UM PINTOU A QUANTIDADE DE RETÂNGULOS QUE CADA COR DE OLHOS TÊM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário