PROJETO: “INTEGRAÇÃO”
TÍTULO: Sou parte de um grupo!!!!
TEMA: Integração
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 18/02 até 20/03
JUSTIFICATIVA:
Durante o mês de fevereiro teremos o
período de adaptação das crianças, ou seja, durante todo esse mês as crianças
estarão ingressando em nossa turminha. A maioria da turma já frequentava a
escola nos anos anteriores, mas também teremos alunos novos, ou seja, que não
vinham na nossa escola.
O período de adaptação na
escola é uma etapa bastante delicada pelas quais pais e crianças passam. A
adaptação da criança na escola pode demorar de um dia a meses dependendo da
idade e do tipo de relação que tem com as pessoas mais queridas.
Aos poucos ela
vai percebendo como é gostosa essa nova vida e entendendo o que significa a
escola, aonde ela vai se socializar, desenvolver a coordenação, aprender a
lidar com tempo, espaço, lateralidade, percepção, desenvolver a linguagem,
pensamento lógico, aprender músicas, fazer artes plásticas, além de outras
artes, lidar com a diversidade e elevar sua auto-estima além de muitos outros
aspectos. É claro que ela não quer nem saber que está desenvolvendo tudo isso,
pra ela é pura brincadeira e é isso o mais divertido, desenvolver todos esses
aspectos de forma lúdica e saudável.
Por isso
oferecemos, desde o inicio desse ano, um ambiente com muito amor e afeto, na
qual desenvolveremos muitas brincadeiras para as crianças se integrarem e se
socializarem, aprendendo o quanto ela é importante no grupo, mas nunca
esquecendo do que é necessário para termos um ambiente de respeito e de
harmonia. Aproveitaremos esse período para confeccionarmos os cartazes que
farão parte da nossa rotina, bem como enfeitar a nossa sala, tornando-a um
ambiente bonito e agradável.
OBJETIVO GERAL:
Ø
Integrar-se
ao grupo, percebendo que a escola também é um espaço de aprendizagens,
amizades, conhecimentos.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Perceber
a importância de cada indivíduo dentro do grupo;
·
Conhecer
a importância da escola na vida de cada um;
·
Conhecer a escola
como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
·
Obter o gosto pela
escola e pela freqüência as aulas;
·
Perceber o valor da amizade entre os colegas,
estabelecendo uma relação de respeito e união;
·
Conscientizar-se de que a ajuda de todos em
sala de aula é importante;
·
Reconhecer que a presença de todos é
fundamental para a realização de um ótimo trabalho;
·
Estabelecer regras para uma boa convivência,
bem como procurar cumpri-las;
·
Conhecer os direitos e deveres de alunos, professores e demais
funcionários da escola.
·
Familiarizar-se ao espaço escolar e sua
rotina;
·
Desenvolver a vontade de manifestar suas
emoções e necessidades;
·
Identificar as pessoas que trabalham na
escola, bem como as suas funções;
·
Conhecer o espaço físico e a rotina da
escola;
·
Construir a sua própria imagem, bem como
a sua identidade;
·
Adaptar-se aos ritmos e às rotinas da
vida da escola;
·
Situar-se e orientar-se nos espaços
físicos da escola;
·
Enfrentar e superar as dificuldades do
processo de adaptação;
·
Aceitar a separação da família como um
processo natural e necessário.
PROCEDIMENTOS:
v
Audição
de histórias variadas;
v
Confecção
do nosso mural da chamada, ajudante, calendário, tempo e aniversariante;
v
Confecção
do cartaz da rotina;
v
Confecção
do cartaz das regras;
v
Realização
de atividades com o nome;
v
Confecção
do alfabeto;
v
Confecção
do cartaz dos numerais;
v
Brincadeiras
de integração;
v
Preparo
de receitas;
v
Atividades
referentes as preferências dos alunos;
v
Realização
de atividades artísticas, musicais, físicas, etc.
RECURSOS:
Emborrachado (E.V.A.),
materiais de uso comum, aparelho de som, cartolina, papel pardo, CD com músicas
infantis, DVDs, TNT, livros de histórias, ingredientes da receita preparada.
CULMINÂNCIA:
Montagem de um portfólio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário