segunda-feira, 6 de maio de 2013

PRIMEIRO PROJETO DO ANO


PROJETO: “INTEGRAÇÃO”

 

TÍTULO: Sou parte de um grupo!!!!

 

TEMA: Integração

 

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 18/02 até 20/03

 

JUSTIFICATIVA:

            Durante o mês de fevereiro teremos o período de adaptação das crianças, ou seja, durante todo esse mês as crianças estarão ingressando em nossa turminha. A maioria da turma já frequentava a escola nos anos anteriores, mas também teremos alunos novos, ou seja, que não vinham na nossa escola.

O período de adaptação na escola é uma etapa bastante delicada pelas quais pais e crianças passam. A adaptação da criança na escola pode demorar de um dia a meses dependendo da idade e do tipo de relação que tem com as pessoas mais queridas.

Aos poucos ela vai percebendo como é gostosa essa nova vida e entendendo o que significa a escola, aonde ela vai se socializar, desenvolver a coordenação, aprender a lidar com tempo, espaço, lateralidade, percepção, desenvolver a linguagem, pensamento lógico, aprender músicas, fazer artes plásticas, além de outras artes, lidar com a diversidade e elevar sua auto-estima além de muitos outros aspectos. É claro que ela não quer nem saber que está desenvolvendo tudo isso, pra ela é pura brincadeira e é isso o mais divertido, desenvolver todos esses aspectos de forma lúdica e saudável.

Por isso oferecemos, desde o inicio desse ano, um ambiente com muito amor e afeto, na qual desenvolveremos muitas brincadeiras para as crianças se integrarem e se socializarem, aprendendo o quanto ela é importante no grupo, mas nunca esquecendo do que é necessário para termos um ambiente de respeito e de harmonia. Aproveitaremos esse período para confeccionarmos os cartazes que farão parte da nossa rotina, bem como enfeitar a nossa sala, tornando-a um ambiente bonito e agradável.

 

OBJETIVO GERAL:

Ø  Integrar-se ao grupo, percebendo que a escola também é um espaço de aprendizagens, amizades, conhecimentos.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·                                                                                 Perceber a importância de cada indivíduo dentro do grupo;

·                                                                                 Conhecer a importância da escola na vida de cada um;

·      Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;

·    Obter o gosto pela escola e pela freqüência as aulas;

·    Perceber o valor da amizade entre os colegas, estabelecendo uma relação de respeito e união;

·     Conscientizar-se de que a ajuda de todos em sala de aula é importante;

·     Reconhecer que a presença de todos é fundamental para a realização de um ótimo trabalho;

·     Estabelecer regras para uma boa convivência, bem como procurar cumpri-las;

·   Conhecer os direitos e deveres de alunos, professores e demais funcionários da escola.

·   Familiarizar-se ao espaço escolar e sua rotina;

·   Desenvolver a vontade de manifestar suas emoções e necessidades;

·   Identificar as pessoas que trabalham na escola, bem como as suas funções;

·   Conhecer o espaço físico e a rotina da escola;

·   Construir a sua própria imagem, bem como a sua identidade;

·   Adaptar-se aos ritmos e às rotinas da vida da escola;

·   Situar-se e orientar-se nos espaços físicos da escola;

·   Enfrentar e superar as dificuldades do processo de adaptação;

·   Aceitar a separação da família como um processo natural e necessário.

 

PROCEDIMENTOS:

v  Audição de histórias variadas;

v  Confecção do nosso mural da chamada, ajudante, calendário, tempo e aniversariante;

v  Confecção do cartaz da rotina;

v  Confecção do cartaz das regras;

v  Realização de atividades com o nome;

v  Confecção do alfabeto;

v  Confecção do cartaz dos numerais;

v  Brincadeiras de integração;

v  Preparo de receitas;

v  Atividades referentes as preferências dos alunos;

v  Realização de atividades artísticas, musicais, físicas, etc.

 

RECURSOS:

Emborrachado (E.V.A.), materiais de uso comum, aparelho de som, cartolina, papel pardo, CD com músicas infantis, DVDs, TNT, livros de histórias, ingredientes da receita preparada.

 

 

CULMINÂNCIA:
         Montagem de um portfólio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário